segunda-feira, 7 de março de 2011

Pele requer cuidados especiais no verão


Verão é a época em que as pessoas não poupam esforços para desfilar lindas, saudáveis, bronzeadas e, para conquistar tal feito, não medem esforços. A ida à praia aumenta e a exposição ao sol, mais ainda. Porém, o exagero pode causar grandes e irreversíveis danos.  No Brasil, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o de maior incidência e está diretamente relacionado à exposição ao sol. Em 2009, cerca de 50 mil brasileiros foram acometidos pelo mal.

Ainda de acordo com o INCA, o câncer de pele representa 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. As principais vítimas são indivíduos de pele clara, sensíveis aos raios solares ou com doenças cutâneas prévias. Porém, a doença também pode ser comum em pessoas com mais de 40 anos.

A farmacêutica Rosangela Greghi Santos, que é responsável pelos medicamentos manipulados da Ao Phamarceutico, empresa que está há 27 anos na Baixada Santista destaca que, até mesmo no dia a dia, proteger-se é a melhor saída. “As pessoas que se expõem ao sol frequentemente, por atividades profissionais ou de lazer, constituem o grupo de maior risco de contrair câncer de pele. Em longo prazo os raios solares, além de causar envelhecimento precoce podem, em virtude do efeito cumulativo, gerar a doença. Qualquer mal que um dia de praia possa causar ao corpo não é apagado pelo tempo”.

Rosângela explica que, feridas que não cicatrizam em quatro semanas, pinta de crescimento progressivo, lesões na pele em formato de nódulo de cor rosa ou avermelhada e que apresente coceira ou qualquer outro tipo de mancha que mude de cor ou espessura, é preciso consultar-se com um médico.

A especialista explica que alergia não é desculpa para não se proteger corretamente do sol. “Quem é alérgico a filtro solar industrializado pode optar pelos manipulados, que são feitos por encomendas nas farmácias da manipulação. Além desses estabelecimentos possuírem um controle de qualidade rigoroso, a produção é feita somente por farmacêuticos capacitados e treinamentos para essa função”.

Outra vantagem é que o protetor manipulado pode ser em creme ou em gel e o cliente pode escolher o FPS. “Devido a manipulação, é possível também combinar algumas vitaminas (A, C, D e E) que são fundamentais na recuperação da pele e que também possam ser úteis no combate aos radicais livres”, destaca Rosangela.

Para não ter problemas com a pele no verão, a única saída é se prevenir dos males do sol. “E preciso usar o FPS também em dias nublados. Na praia, é preciso usar também chapéu, hidratar a pele após o sol. Outro cuidado que merece destaque: não passar perfume para ir a praia ou produtos para descolorir os pelos”.

Visitar um dermatologista periodicamente, usar protetor solar com fator de proteção adequado, e evitar a exposição nos horários em que o sol está mais forte (entre 9h e 16h) são instruções básicas que, seguidas, podem garantir um futuro saudável, e com muitos dias de praia pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário