terça-feira, 29 de março de 2011

Especialista defende que a psicanálise deve estar ao alcance de todos

Medo, tristeza, ansiedade, depressão, não podem ser desprezados ou tratados como algo de importância superficial



Todo individuo precisa viver consciente de si mesmo para ser capaz de administrar conflitos emocionais, afinal, toda emoção tem por trás de si uma história que a explica. Porém, quando esse sentimento não é devidamente acolhido e compreendido, gera uma pessoa com posturas negativas. E nesses casos, se faz fundamental um acompanhamento terapêutico, que deve ocorrer independente da condição financeira.

Para atender a camada mais carente da sociedade, a Escola de Psicanálise Damasceno oferece a Clinica Social. “As atividades são voltadas para pessoas que desconhecem as potencialidades da psicanálise ou que, por não poderem custear a integralidade do tratamento, deixam de gozar de seus benefícios. O objetivo é oferecer atendimento com profissionais qualificados a preços individualizados, condizentes com a realidade financeira daqueles que no momento não possam arcar com o custo de mercado”, explica a psicanalista Débora Damasceno, que esta a frente da escola há dez anos.

A psicanálise auxilia as pessoas a se estruturarem e assim tornarem-se capazes de lidar com pressões e cobranças, externas e internas, que quando não bem administrados, podem gerar depressões, ansiedade, fobias, distúrbios de humor e auto-estima trazendo dificuldades no trabalho e nas relações afetivas. “Nesses casos, a força de vontade, auxilio de amigos e livros de auto-ajuda apenas servirão de remédio, sem tratar de fato a raiz do problema, podendo assim, de fato resolvê-lo. Os cinqüenta minutos de uma sessão de Psicanálise, além trazerem alivio imediato pela compreensão do problema, estarão trazendo à consciência as dinâmicas que geraram esse problema, tornando o indivíduo apto a escolher mudar sua própria vida.” afirma Debora.

Medo, tristeza, ansiedade, depressão, não podem ser desprezados ou tratados como algo de importância superficial, os medicamentos apenas agem no efeito de tais emoções, não tem nenhuma ação sobre sua causa, é preciso debruçar-se sobre tais emoções para descobrir-se-lhes a raiz. “Todo ser humano é único, por compreender isso a Psicanálise não busca encaixá-lo em nenhum padrão pré-estabelecido e sim desenvolver um novo jeito de fazer a cada pessoa tratada.a cura através da palavra proposta por Sigmund Freud nos torna conscientes de nossa alma e capazes de mudar nosso destino.” destaca a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário