terça-feira, 19 de abril de 2011

Menopausa e a Mulher

Conhecida por despertar certo temor entre as mulheres, a menopausa é o período em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. A idade média desta fase é de 51 anos, podendo variar entre 48 e 55 anos. Quando ocorre em mulheres mais jovens do que 40 anos é camada de menopausa precoce.

Esta diminuição de hormônios sexuais femininos pode afetar uma série de locais do organismo. As sensações de calor e a transpiração podem acontecer em qualquer momento, e chegam, inclusive, a interferir nas atividades diárias. Alterações de humor, sintomas emocionais como ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade, insônia e até perda de memória são resultados de alterações hormonais que afetam a química cerebral. E também, a osteoporose, que é a diminuição de massa óssea, pode acontecer nos primeiros cinco anos.

De acordo com Rosângela Greghi Santos, responsável pelos medicamentos manipulados da Ao Pharmaceutico, empresa que atua há 27 anos na Baixada Santista, a recomposição hormonal e o acompanhamento de um ginecologista são primordiais para a prevenção do problema. Entretanto, uma série de outras ações podem ser tomadas para prevenir o quadro. “Bebidas alcoólicas, sedentarismo e até exercício em excesso são alguns dos fatores que podem catalisar a doença. Tomar cuidado com o exagero, principalmente nesta fase, é essencial”, afirma.

Rosangela diz que a alimentação é peça fundamental para a mulher que pretende se manter saudável nesta fase da vida. “Por exemplo, o cálcio. É um dos elementos que o organismo não produz, mas que é imprescindível para a formação dos ossos, aumento do metabolismo e fortalecimento dos músculos. Alimentos como verduras, legumes, leite integral, queijo, frutas secas, são ricos em cálcio e, principalmente nesta fase, devem fazer parte da alimentação diária da mulher”, explica Rosangela.

Diminuir o consumo de café e condimentos, evitar o fumo, fazer exercícios regulares com exposição correta ao sol, e manter uma dieta rica em cálcio podem ajudar efetivamente para que a mulher chegue nesta fase com saúde e energia de sobra para manter sua rotina e seguir sorrindo.

Sobre o Ao Pharmacêutico 
Há 27 anos no Mercado, a Ao Pharmacêutico é a única do segmento em toda a Baixada Santista a possuir o selo ISO 9000, o que confere ao consumidor confiança de receber produtos com qualidade. A farmácia atua como um “Centro de Serviço à Saúde”, que oferece uma vasta gama de informações atuando de forma sinérgica e complementar ao profissional médico. A Ao Pharmacêutico oferece uma série de programas para diabéticos, idosos e também para o público feminino. Há também aulas de culinária, workshop com dicas de beleza e palestras informativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário